quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Moda e Tecnologia

Não é de hoje que a moda e a tecnologia mantêm uma relação direta em função de melhorias no vestuário, dialogando muito além dos processos industriais de fabricação. Desde o início do uso da indumentária o ser humano vem em busca de novas fibras e novos métodos de produção visando otimizar as características dos tecidos, bem como elasticidade, resistência, maciez, capacidade de possibilitar transpiração, etc.

Além do tecido, que atualmente possue uma rica variedade de possibilidades, podendo ser natural, artificial, sintético e misto graças à grande disponobilidade de fibras hoje existentes no mercado, a indumentária também está sempre evoluindo em questões de modelagens, formas, tamanhos, cores, e, ultimamente, encontra-se voltada para a redução de danos ambientais envolvidos no processo de produção e no descarte das peças.

A tecnologia empreendida no vestuário é de extrema importância para que diversas atividades, como trabalhos que necessitam de uniformes de segurança e práticas esportivas em que o vestuário interfira na eficiência do atleta, sejam realizadas com mais facilidade, tornando a indumentária não apenas uma peça normativa ou estética, mas também de extrema funcionalidade.

A ergonomia aplicada ao vestuário é apenas uma das questões relativas à busca de melhor desempenho e adequação do produto ao usuário. O design de moda e a tecnologia também desenvolvem novas possibilidades de se pensar a sociedade e o comportamento contemporâneos, assim como suas questões estéticas, inovando nos princípios em se fazer moda, nos meios e, principalmente, refletindo sobre os fins e suas consequências, tornando tal parceria um legítimo processo humano, fundamentado na função e na linguagem.









Nenhum comentário:

Postar um comentário