quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sobre o Rap

O Rap teve origem na Jamaica, por volta da década de 60, quando surgiram os sistemas de som que animavam os bailes nos guetos jamaicanos. Envolto por temas como violência, sexo e drogas, o Rap explodiu para o mundo nos anos 80 após a crise econômica e social da Jamaica que, na década de 70, obrigou muitos jovens a migrarem para os EUA, onde o estilo musical obteve espaço, exclusivamente nos subúrbios.

Possuindo um aspecto popular por ser originário de (e voltado para) um público de baixa renda, o Rap possui uma sonoridade sintética e uma linguagem coloquial, muitas vezes com marcas da linguagem local.

O termo Rap se tornou popular mas na verdade é um neologismo popular para o termo rhyme and poetry, que designa o estilo por ser fundamentado nas letras das músicas, que tendem à rima com uma postura de discurso.

Da década de 90 até a atualidade o Rap se misturou com diversos estilos, principalmente o pop, deixando de lado muitas vezes suas questões críticas e sua cultura local, obtendo assim um público maior e mais diversificado.

Pertencente à cultura Hip Hop, o Rap possui uma estética e uma identidade bem definidas, assim como estilo de vida e comportamento, sendo um importante elemento de pesquisa para a Moda.






Nenhum comentário:

Postar um comentário