quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sobre os principais movimentos de arte do século XX:

Arte Conceitual

No fim dos anos 50 a arte moderna se desliga completamente da retratação da realidade e, em meados da décadade 60 surge a arte conceitual, tendo como proposta a arte como intenção do artista, onde tudo pode ser arte contanto que possua uma idéia. O artista se torna um idealizador, envolvido ou não no processo de execução da obra, uma vez que sua participação se dá principalmente, ou exclusivamente, no princípio da criação e da idéia, desafiando assim o ato de contemplação da obra.
Josseph Kossuth é o principal precursor do movimento, e parte do dadaísmo de Marcel Duchamp para construir o movimento e sua questão de ter a linguagem como prioridade.


Cadeira, obra de Joseth Kossuth














Obras de Piero Mazoni


Op Art

A Op Art, cujo nome origina-se de optical art, surgiu em meados da década de 50 e defendia uma menor expressão e uma maior visualização, trabalhando-se a arte grafica e formalmente, explorando possibilidades de efeitos visuais e estéticos.
A forma, o espaço e a perspectiva são os elementos mais marcantes da Op Art, assim como o acromatismo, a experimentação visual, a geometria e as sensações de movimento.

Obras de Victor Vasarely

Obras de Bridget Riley




Obras de Yaacov Agam

Pop Art

Em meados da década de 60, fazendo frente à cultura de massa,, principalmente à cultura pop dos EUA, surge a pop art. Apropriando-se da colagem e dos elementos icônicos da sociedade industrial para construir uma arte crítica, metalinguística e irônica que desmitificaria a arte clássica por completo, tanto por sua linguagem quanto por seu processo.



Obras de Andy Warhol



Obra de Roy Lichtenstein



Obras de Tom Wesselmann

Minimalismo

O minimalismo surge após o expressionismo abstrato nos EUA, tendo como influência o Construtivismo Russo. O movimento artístisco propunha a utilização de materiais industriais usados de maneira neutra, formas geométricas simples e unitárias e uma preocupação com escala, luz, cor, superfície, formato e relação com o meio ambiente. Destaque para uma citação de Mies van de Rohe: "Less is more and God lives in details."




Obras de Dan Flavin



Obras de Robert Morris




Obras de Sol Lewitt

Concretismo e Neoconcretismo

O Concretismo surge em meados da década de 50 opondo-se ao Expressionismo, tendo como premissa acabar com a distinção entre forma e conteúdo e criar uma nova linguagem.

O Neoconcretismo, por sua vez, surgido no Rio de Janeiro em fins da década de 1950, opunha-se ao concretismo ortodoxo. Os neoconcretistas procuravam novos caminhos dizendo que a arte não é um mero obejto: tem sensibilidade, expressividade, subjetividade, indo muito além do mero geometrismo puro.



Obras de Augusto de Campos - Concretismo





Obras de Amilcar de Castro - Neoconcretismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário