terça-feira, 1 de junho de 2010

Uma imagem vale mais que mil palavras?

por Ana Gabriela, Monique Cotrim, Veruska Sad

O filme “Sex and the City 2” que estreou em circuito nacional no último dia 28, tem como destaque o figurino assinado por Patrícia Field. Muito além de um guarda-roupa recheado de grifes famosas e peças exclusivas, o filme mostra como a moda atua como ferramenta na construção de uma identidade e como fator identificação entre as pessoas.


As quatro amigas nova-iorquinas, Carrie (Sarah Jéssica Parker), Charlotte (Khristin Davis), Miranda (Cynthia Nixon) e Samantha (Kim Cattrall), apaixonadas por roupas, sapatos e acessórios da moda, expressam claramente, através de seus estilos visuais suas personalidades e emoções. Por exemplo, Samantha, uma mulher segura, sexy e independente abusa de roupas ajustadas e sensuais, enquanto Charlotte, personagem romântica, sensível e delicada, usa peças bem femininas, que enfatizam essas características psicológicas.


Trazendo a questão para a vida real, até que ponto, o que vestimos diz algo sobre quem somos? Que mensagem passamos ao mundo quando trocamos de roupa?


Segundo a professora de história da moda, Vanessa Madrona, o surgimento da alta-costura, no fim do século XIX e início do XX, promoveu um fenômeno de psicologização da roupa, ou seja, a moda passou a informar estados emocionais, subjetividades. Por exemplo, uma roupa para quando se está alegre, outra para quando se está triste e assim por diante.

A estudante de direito, Marina Silva, 24 anos, ilustra bem essa situação, ao dizer que “a maneira como visto me condena, pois passa a mensagem de como estou naquele dia. Se estou ‘bem vestida’, com maquiagem e acessórios pode saber que estou bem, ótima. Mas se você me vir ‘mal arrumada’ sem nem sequer um gloss nos lábios pode saber que algo de ruim está acontecendo na minha vida.”


Já a bancária Carolina Lemos, diz que a escolha de peças do guarda-roupa é feita de maneira bem consciente. Cada look é montado com o objetivo de construir uma determinada imagem. Para o trabalho, uma roupa discreta e chic, para passar uma mensagem de profissional competente..Para sair com o namorado, um visual sexy, como forma de mostrar uma mulher confiante e segura de si.


Fica a dica: pense bem, antes de escolher para vestir uma peça do guarda-roupa, pois às vezes uma imagem vale mais que mil palavras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário